DA REDAÇÃO: Milho - Com grande safra, produtores do MT precisam dos leilões de Pepro para escoar a produção

Publicado em 05/08/2013 14:04 e atualizado em 05/08/2013 15:36
Milho: Produtores de milho precisam urgentemente de leilões de Pepro para escoamento da safra, dando sustentação ao frete. Também é preciso levar o produto a regiões que estão com escassez do grão, como o Nordeste. Cereal está sendo armazenado a céu aberto, em situação precária, por conta de safra recorde.

Devido à grande safrinha de milho no Mato Grosso, cerca de 18 milhões de toneladas nesta safra, o presidente da Aprosoja MT, Carlos Fávaro, destaca a importância da retomada dos leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) para o escoamento da safra, dando sustentação ao frete. Com a infraestrutura logística precária, já há milho estocado a céu aberto em alguns municípios mato-grossenses.

“Com os leilões conseguimos estocar em torno de 2 milhões de tonelada, mais 2 milhões de toneladas através de contratos de opção e AGF (Aquisição do Governo Federal) recompondo do estoques. Porém estamos falando de uma safra próxima de 18 milhões”, ressalta Fávaro.

Por outro lado, o presidente também destaca que é preciso levar o milho produzido no estado para outras regiões que estão com escassez do grão, como é o caso do Nordeste. Há dois anos, o Mato Grosso produziu uma safra de milho de cerca de 7,5 milhões de toneladas, já no ano passado a produção totalizou 15,6 milhões de toneladas.

“Se não tivéssemos essa safrinha ano passado, o Brasil teria enfrentado momentos de caos no abastecimento de milho. O que precisamos para não concorrer com outros estados é as rotas de escoamento pelo norte do país e aí sim ganhamos competitividade sem tirar a competitividade de outras regiões”, acredita o presidente.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado