DA REDAÇÃO: Câmara Setorial do Leite discute modernização do regulamento de inspeção de produtos de origem animal

Publicado em 09/08/2013 14:09 e atualizado em 09/08/2013 18:08
Leite: Em reunião em Brasília, Câmara Setorial debate a necessidade de modernizar o Riispoa (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal). A regulamentação foi criada nos anos 50 e é considerada ultrapassada pelo setor. Medidas de fiscalização na produção e distribuição do leite cru também foram abordadas no encontro.

Nesta última quinta-feira (8), em uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados o principal tema discutido foi a necessidade de modernização do Riispoa (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), que foi criado em 1952 e é considerado ultrapassado pelo setor.

Além disso, as medidas de fiscalização na produção e distribuição do leite cru no país também foram abordadas. Segundo o Ministério da Agricultura o Rio Grande do Sul (RS) cumpriu as modificações que foram definidas na última reunião, como a forma de cobrança do frete, o número de testes nas amostras de leite e a redução no horário de recebimento do produto nos estabelecimentos, isso em função da descoberta de uma fraude que adicionou formol ao produto durante o transporte para a indústria.

De acordo com a Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Judi Maria da Nóbrega, essas medidas estão sendo aplicadas a realidade do RS, já que o estado tinha um arranjo produtivo um pouco diferente do resto do Brasil e as medidas que serão implementadas a nível nacional estão sendo discutidas na Câmara Setorial.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado