DA REDAÇÃO: Expectativa para safra de trigo do RS é bastante favorável

Publicado em 12/08/2013 19:16 e atualizado em 12/08/2013 20:15
Trigo: No Rio Grande do Sul, quadro climático tem sido muito favorável para o desenvolvimento do cereal. Por outro lado, oferta mundial do cereal está muito escassa e preços elevadíssimos. Tonelada está sendo comercializada acima de R$ 900,00.

No Rio Grande do Sul (RS) a expectativa para a safra de trigo é bastante favorável. Em cerca de 1,6 milhões hectares de plantados com alta tecnologia a safra deverá alcançar 3 milhões de toneladas caso não haja problemas. No entanto, ainda é cedo para contar com essa produção porque no estado o mês critico para a safra é setembro, quando uma condição climática de frio e seca é muito importante para a cultura apresentar um maior potencial produtivo. Nesse período a chuva também não é prejudicial para as lavouras se não for em grande volume.

“Esperamos que a safra do RS seja boa, já que o trigo do Paraná foi bastante prejudicado e é preciso trigo com produtividade e qualidade para abastecer cerca de 50% do país”, afirma Hamilton Jardim, Presidente da Comissão de Trigo da Farsul.

O produtor que ainda tem trigo pode vender por R$ 950,00/tonelada porque o mercado está absorvendo o cereal por esse valor, já que não há trigo no mercado. Os estoques estão praticamente zerados e só haverá trigo da safra nova no mês de outubro, quando entra a colheita do RS.

Para o produtor que ainda não fixou preços para o trigo da safra nova, no momento da colheita poderá vender por até 40% acima do preço mínimo, uma vez q o mercado estará em busca do produto para moagem. Segundo Hamilton em dezembro ou janeiro os preços devem começar a se acomodar porque os moinhos já irão se abastecer no início da colheita. Porém, o mercado é altamente promissor para os produtores de trigo e eles terão retorno sobre a tecnologia investida.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado