DA REDAÇÃO: Clima - Frente fria provoca queda de temperatura na região Sul

Publicado em 13/08/2013 13:51 e atualizado em 13/08/2013 17:03
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Uma frente fria no Rio Grande do Sul (RS) provoca queda na temperatura ao longo desta terça-feira (13). Amanhã também deve esfriar em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR). Existe o risco de formação de geadas na madrugada de quarta para quinta-feira (15) entre o norte gaúcho e a região centro-sul do PR, mas nas áreas mais ao norte do estado, onde se produz café, não existe esse risco. Ainda na madrugada de quarta para quinta-feira (15) pode nevar nas regiões mais altas da serra catarinense, uma vez que existe água precipitável no leste da região Sul e a temperatura irá cair bastante.

Enquanto isso uma massa de ar seco ainda toma conta do Brasil central. A estiagem já tem mais de 100 dias entre o oeste da Bahia (BA), o norte de Minas Gerais (MG) e Tocantins (TO) e entre o Mato Grosso (MT) e Goiás (GO) são mais de 70 dias sem chuvas. A expectativa para os próximos dias ainda é de tempo firme nessas áreas e o ar seco toma conta da região central do Brasil, o tempo só irá mudar em São Paulo (SP), parte do Rio de Janeiro (RJ) e Minas Gerais (MG).

A frente fria do RS aos poucos se aproxima do PR e ainda hoje (13) há previsão de chuvas para o estado. Amanhã (14) deve chover entre o centro e o leste paulista e até o fim do dia a chuva deve chegar ao RJ e ao sul de MG. Ainda deve chover no leste da região Sul do Brasil, por isso existe a possibilidade de nevar, mas apenas no alto da serra catarinense. No interior da região, onde não haverá umidade a partir de amanhã devido à temperatura muita baixa, pode gear.

Por outro lado, o tempo permanece seco na região central do Brasil amanhã (14), principalmente no interior do Nordeste e em parte da região Norte. Chove apenas na faixa leste do Nordeste e no extremo norte do país e haverá algumas pancadas de chuvas isoladas no norte do MT.

A expectativa para os próximos dias é de mais de 50mm de chuva entre o nordeste gaúcho e o leste de SC. No Paraná pode chover um pouco e isso pode aliviar alguns produtores e outros não, como os de milho safrinha, que não querem umidade, mesmo que seja pouca. Ao longo da faixa leste da região Sudeste deve chover em torno de 20mm.

Por: João Batista Olivi, Desirée Brandt e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado