DA REDAÇÃO: PR – Região cafeeira do estado deve ser atingida por geada na madrugada desta quinta-feira (15)

Publicado em 14/08/2013 11:16 e atualizado em 14/08/2013 17:19
397 exibições
Café: Geada deve atingir região cafeeira do Paraná na madrugada desta quinta-feira (15). Iapar recomenda que lavouras recém-plantadas sejam enterradas com uma camada de terra. Deral já estima perdas de 51% na produção do próximo ano, em função das geadas que atingiram as lavouras durante o mês de julho.

O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e o Simepar informaram que há previsão de geadas em toda a região cafeeira do estado na madrugada desta quinta-feira (15). O evento é decorrente de uma massa de ar polar intensa. As previsões climáticas indicam temperaturas mais baixas para quinta e sexta-feira (16), e a partir de sábado a temperatura deve começar a se elevar gradativamente.

De acordo com levantamento realizado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado, as perdas podem chegar a 51% na produção de café na safra 2014, devido às geadas que atingiram as lavouras no final de julho. E a meteorologista da Simepar, Ângela Costa Beatriz, destaca que os prejuízos podem ser maiores caso os produtores não sigam as orientações do instituto.

“O pessoal que tem café com até seis meses devem fazer o chegamento no tronco dos pés de café, técnica que consiste em protegê-los com pequenos montes de terras. Além disso, os viveiros também devem ser protegidos com cobertura, vegetal ou plástico”, orienta a meteorologista.

Entre as áreas que deverão ser atingidas pelas geadas está a parte Norte do estado e a parte Oeste, onde está prevista geada de intensidade moderada. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário