DA REDAÇÃO: Frente fria chega à região Sul nesta próxima quarta-feira

Publicado em 20/08/2013 13:52 e atualizado em 20/08/2013 20:16
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

No Brasil central, há uma grande amplitude térmica devido à umidade. Com isso as madrugadas estão frias, o que é normal para essa época do ano, mas durante o dia o sol predomina porque não há umidade para segurar a temperatura, por isso ela sobe. O clima está dessa forma porque não tem chovido no Brasil central e o tempo ainda deve permanecer assim.

Uma massa de ar seco predomina em grande parte do centro-sul do país, mas na região Sul o tempo deve mudar, já nas outras áreas, como Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, o clima permanece seco nesta próxima quarta-feira (21).

Por outro lado, o destaque desta terça-feira (20) é a chuva ao longo da costa do Nordeste, onde ainda hoje chove bastante entre a costa da Bahia (BA), Sergipe (SE) e Alagoas (AL) e amanhã (21) também tem previsão de chuvas nessas áreas. Deve chover também entre o Espírito Santo (ES) e o nordeste de Minas Gerais (MG).

Na região Sul a quarta-feira (21) será ensolarada e quente e no final do dia acontecerá pancadas de chuvas, anunciando a chegada de uma nova frente fria. Essas primeiras pancadas, devido ao calor, aos ventos de norte e achegada da frente fria, poderão vir acompanhadas de uma forte ventania e também há o risco de queda de granizo em alguns lugares. Para os próximos dias a tendência é de bastante chuva, principalmente no Rio Grande do Sul (RS), onde o volume irá ultrapassar 200mm. Entre Santa Catarina (SC) e o centro-sul e oeste do Paraná (PR) também há previsão de chuva, mas não tão expressiva quanto no RS.

Até o final de semana o tempo permanece seco na região Sudeste e na região Centro-Oeste, apenas com chuva fraca no sul do Mato Grosso do Sul (MS). Na faixa leste do Nordeste continua a chover.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado