DA REDAÇÃO: Soja – Números do Crop Tour e condições climáticas devem determinar direção do mercado internacional de grãos

Publicado em 22/08/2013 13:31 e atualizado em 22/08/2013 16:17
Mercado: Chuvas no meio-oeste norte-americano pesam sobre as cotações futuras na Bolsa de Chicago. Números iniciais do Pro Farmer já indicam produção maior de milho e redução na soja, no estado de Minnesota. Dados finais serão divulgados nesta sexta-feira (23) e devem determinar direção do mercado, juntamente com as condições climáticas.

O mercado internacional de grãos opera do lado negativo da tabela no pregão regular desta quinta-feira (22). Por volta das 15h31 (horário de Brasília), as principais posições da soja registravam perdas entre 9,50 e 16,00 pontos. No caso do milho, as baixas eram de mais de 18 pontos nos principais vencimentos. Os futuros do trigo também apresentavam quedas de mais de 8 pontos em todos os contratos.

As chuvas que caíram no meio-oeste norte-americano pesam sobre as cotações futuras negociadas na Bolsa de Chicago. O analista de mercado da New Edge, Daniel D’Ávilla, explica que as precipitações foram razoáveis, mas influenciaram negativamente os preços futuros.

Além disso, a alta do dólar índex também contribui para pressionar para baixo as commodities. “O dólar tem uma relação inversa aos preços das commodities, quando a moeda está forte, o pessoal acaba vendendo no mercado. Tem também os números da economia chinesa, que vieram em 50,1 pontos, indicando um crescimento econômico do país”, afirma D’Ávilla. 

Paralelo a esse cenário, os números iniciais do Crop Tour Pro Farmer apontam uma produção maior de milho e uma redução na soja no estado de Minnesota. Na visão do analista, o relatório completo, que deverá ser anunciado nesta sexta-feira (23), deve determinar a direção do mercado, juntamente com as condições climáticas. 

“E vale lembrar que a soja norte-americana foi semeada com duas semanas de atraso, em função das adversidades climáticas. Então, a primeira semana de setembro será importante em termos de clima, pois se tivermos chuvas no final desse mês será essencial para a produção do país”, ressalta o analista.

Entretanto, a temperatura no meio-oeste dos EUA está abaixo da normalidade e como a safra foi cultivada mais tarde, podem acontecer geadas no início da colheita. Situação que, segundo o analista, tende a comprometer a produtividade das lavouras. 

Por outro lado, a demanda segue firme, especialmente por parte da China. Atualmente, a nação asiática tem se abastecido de soja brasileira e argentina. Nos EUA, a demanda pela safra velha é quase inexistente ou voltada para o esmagamento no mercado interno norte-americano. “Existe uma demanda por safra velha, mas é pequena em relação ao que já foi no início do ano”, relata D’Ávilla.

Frente a esse quadro, o analista orienta que os produtores brasileiros negociem a safra aos poucos, uma vez que, independente do tamanho da safra norte-americana, existe a pressão de preços sazonal no período de colheita. “A demanda sai do Brasil e migra para os EUA, quando tem essa mudança temos uma queda nos preços da soja. Já na safra nova, com os atuais patamares e com previsão de aumentar os estoques mundiais os produtores devem ir vendendo aos poucos”, finaliza D’Ávilla. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sebastião Garcia/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário