DA REDAÇÃO: Geada da última madrugada pode ter prejudicado até 25% do trigo de Santo Ângelo (RS)

Publicado em 28/08/2013 13:10 e atualizado em 28/08/2013 17:17
Trigo: Em Santo Ângelo (RS), geadas da noite passada prejudicaram algumas áreas em que o cereal foi plantado mais cedo. O problema não foi generalizado, mas como a cultura é sensível qualquer dano nas lavouras prejudica os produtores rurais.

O frio intenso durante as últimas madrugadas tem preocupado os triticultores de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. O cereal plantado mais cedo, sensível às temperaturas mais baixas, não foi prejudicado a geada branca da madrugada de terça-feira, mas já é esperado perdas com a geada da madrugada passada.

O presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Claudio Duarte, lamenta as possíveis perdas em até 25% do trigo plantado antecipado nesta cultura de inverno. A região ainda amarga os prejuízos causados pela seca que devastou parte da soja plantada na temporada de verão, safra maior que exige mais investimento dos produtores rurais.

O município gaúcho e responsável pelo plantio em 40 mil hectares com o trigo e, em momento quando os preços estão em elevação para os produtores, a esperança era que o lucro desta safrinha suprisse as perdas passadas. 

 

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado