DA REDAÇÃO: Seca nos EUA prejudica lavouras de soja e milho

Publicado em 28/08/2013 13:28 e atualizado em 28/08/2013 16:59
Grãos: Lavouras norte-americanas sofrem com a seca e as plantações de soja encontram dificuldades para se desenvolver. A situação se agravou e as previsões climáticas não indicam chuvas para o Corn Belt nos próximos dias, segundo presidente da Aprosoja Brasil.

Nos EUA, as lavouras enfrentam problemas com o clima seco. As áreas com plantações de soja que não têm irrigação apresentam 30% a menos de vagens. Nesse momento a situação se agravou e não há previsão de chuvas em dois terços do Corn Belt para os próximos 10 dias, ultrapassando o limite de tolerância das plantas. Para o milho a situação é ainda pior, já que a cultura precisa de mais água do que a soja.

Em uma mesma área onde há o plantio de soja e de milho, enquanto a soja perde 10% com a falta de água, o milho perde 30% e, com o atraso de 20 dias no plantio, a situação se agravou ainda mais. Em Iowa, um dos principais estados produtores do país, já foi decretada oficialmente a seca.

O Presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, aconselha os produtores brasileiros a aproveitarem os momentos de alta do mercado climático para fazer médias, uma vez que não se sabe até onde os preços irão chegar.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado