DA REDAÇÃO: Avicultura brasileira precisa reduzir seus custos nas granjas

Publicado em 28/08/2013 13:45 e atualizado em 28/08/2013 16:10
Frango: Reduzir custos com mão de obra é um dos desafios para a avicultura brasileira. Nos últimos 7 anos houve um aumento de 160% no custo total de produção para o setor, transformando o Brasil em um país com custos muito altos para o processamento de frango, o que prejudica a competitividade internacional.

O Brasil é hoje um dos países com custo mais alto para a produção de carne de frango. A mão-de-obra representa cerca de 13% do custo industrial do frango brasileiro. Segundo Marcos Jank, o setor teve um aumento 160% no custo de produção nos últimos sete anos. “O desafio está na qualidade, disponibilidade e treinamento e melhoria da produtividade da mão-de-obra”.

Jank também cita os custos das embalagens e a tributação elevada como responsáveis pelos custos. Outro ponto é a ausência de acordos internacionais. “O Brasil não fez acordos internacionais relevantes nos últimos dez anos. Os EUA, nosso maior concorrente em frango, está fazendo um acordo trans-Pacífico com países importantes da Ásia e um acordo trans-Atlântico com a União Européia... A gente tem que correr atrás, assinar mais contratos e reduzir custos de logística e industriais”. 

Por: João Batista e Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado