DA REDAÇÃO: Embrapa lança cartilha que orienta a controlar o aparecimento da helicoverpa

Publicado em 30/08/2013 13:06 e atualizado em 30/08/2013 15:35
Helicoverpa: A praga ataca mais de 20 culturas e é bastante resistente à maior parte dos inseticidas. Para combater a helicoverpa, produtores devem monitorar suas lavouras e aplicar técnicas corretas de controle. O manejo integrado de pragas e o uso de inimigos naturais são eficientes no combate à lagarta.

A helicoverpa, praga resistente à maior parte dos inseticidas, já ataca mais de 20 diferentes culturas no Brasil. De acordo com Antônio Álvaro Purcino, chefe da Embrapa Milho e Sorgo, os produtores precisam monitorar suas lavouras e aplicar técnicas corretas de controle da lagarta. “A Embrapa sugere que seja usado o manejo integrado de pragas e o uso de inimigos naturais para que essa praga seja controlada”.

Purcino conta que a Embrapa já está distribuindo por todo o país uma cartilha que trata do manejo integrado em lavouras e faz recomendações de como o agricultor pode fazer uso dos inimigos naturais. “É uma praga de difícil controle e que tem que ser bem gerenciada pelos nossos agricultores”. 

A cartilha pode ser acessada na página da Embrapa: www.cnpms.embrapa.br e localizar o ícone “MIP – Manejo Integrado de Pragas”.

Por: João Batista e Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado