DA REDAÇÃO: Cenário firme para preços do boi gordo

Publicado em 02/09/2013 13:59 e atualizado em 02/09/2013 15:41
Boi: Cenário é de preços firmes e deve haver uma evolução maior dos preços. Oferta de gado é limitada e demanda agregada é bastante razoável. O consumo interno está se mantendo e as exportações estão em bons patamares, aumentando mês a mês, uma tendência que deve continuar neste ritmo até novembro.

O cenário de preços para o boi gordo é firme devido à redução da oferta. A cotação do contrato outubro na BM&F está a R$ 107,00/@ e existe a possibilidade de aumento.

De acordo com José Vicente Ferraz, da Informa Economics FNP, os preços para o boi gordo podem subir ainda mais frente a uma oferta de gado limitada e a uma demanda razoável, podendo atingir R$ 110,00/@ no mercado futuro.

“O consumo interno não está fraco, pelo contrário, está, no mínimo, se mantendo. As exportações estão indo bem, vem se superando mês a mês e acredito que esse ritmo deve continuar, pelo menos, até novembro, quando pode ocorrer um arrefecimento devido ao final do ano”, afirma Ferraz.

Os preços elevados não são favoráveis para os consumidores, porém, se isso representasse um ganho satisfatório para o produtor, em médio e longo prazo haveria investimentos, ganhos de produtividade, maior oferta e uma estabilização do mercado. No entanto, existe uma forte pressão de custos na pecuária e um desequilíbrio de rentabilidade se comparada a outras atividades do agronegócio.

Ferraz diz que isso faz com que haja uma preocupação de que os investimentos na pecuária não ocorram na velocidade que se esperava, criando um panorama em médio prazo em que não há grandes aumentos na oferta. Com isso, o mercado tende a ficar pressionado com os preços em alta, o que é ruim para o consumidor e também para o produtor, já que ele tem custos mais elevados.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado