DA REDAÇÃO: Soja – Produtores do MT já adquiriram os pacotes para a safra nova; produtividade deve alcançar 60 sacas/ha

Publicado em 03/09/2013 11:42 e atualizado em 03/09/2013 17:16
457 exibições
Safra 2013/14: Em Sorriso (MT), produtores rurais já adquiriram os pacotes para safra de verão, que começa a ser cultivada no final de setembro. Agricultor que deixou para negociar agora acaba pagando mais caro pelos insumos, em função da alta do dólar. Produtividade média da soja deve girar em torno de 60 sacas por hectare.

Os produtores rurais da região de Sorriso (MT) já adquiriram os pacotes para a safra de verão, que deve começar a ser cultivada no final de setembro. O presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Pedro Lenz, explica que os agricultores costumam comprar os insumos antecipadamente, em função da distância dos portos.  

Em contrapartida, os agricultores que deixaram para comprar os produtos no segundo semestre, acabam desembolsando mais, devido à valorização na taxa de câmbio. “Os produtores que efetivaram o pagamento no primeiro semestre conseguiram valores próximos aos do ano passado”, afirma Lenz.

O presidente também destaca que os produtores já negociaram parte da safra nova. E com as recentes altas na Bolsa de Chicago, os agricultores retomaram as vendas antecipadas. A expectativa para a produção deste ano é boa e o rendimento médio das lavouras de soja deve girar em torno de 60 sacas por hectare.

“Os produtores investiram na safra de verão. No ano passado, a produtividade da soja foi revisada para baixo devido aos problemas com helicoverpa, mosca branca e as chuvas na colheita. Mas se correr tudo bem teremos uma boa produção este ano”, diz o presidente.

Problemas logísticos – A ineficiente logística brasileira ainda preocupa os produtores mato-grossenses. Ainda na visão do presidente do sindicato, é preciso que haja mais investimentos em infraestrutura para desafogar os Portos do Sudeste. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário