DA REDAÇÃO: Câmara dos Deputados aprova implantação da Comissão Especial da PEC 215 para o próximo dia 18

Publicado em 11/09/2013 14:34 e atualizado em 11/09/2013 18:33
PEC 215: Mesa da Câmara aprova implantação da Comissão Especial para o próximo dia 18. Deputados devem ouvir partes envolvidas nos conflitos por terras em uma grande discussão pública, com o objetivo de tirar o poder das demarcações exclusivamente das mãos da Funai.

Nesta última terça-feira (9), o Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas, leu a PEC 215 no Congresso Nacional, com a assinatura do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e a instalação da Comissão Especial ocorrerá no próximo dia 18. A PEC 215 propõe a retirada dos poderes da Funai no caso das demarcações de terras indígenas no Brasil.

De acordo com o Deputado Federal, Valdir Colatto (PMDB/SC) assim que implantada a Comissão Especial a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) irá trabalhar em nível de Brasil, tanto no Congresso, chamando os órgãos responsáveis para conversar, como o Incra e a Funai, os ministérios relacionados a esse assunto e também produtores e índios: “Nós ainda vamos aos estados expor aos brasileiros essa questão e ouvir as pessoas para saber a realidade para depois trazer ao Congresso para que ele decida essa questão e anule o rito de levantamentos antropológicos distorcidos que estão chegando a decisão dos decretos que demarcam as terras indígenas no Brasil”.

A FPA havia feito um acordo com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que as demarcações de terras indígenas, principalmente as que estão em tramitação judicial, seriam paralisadas até a solução da PEC 215. No entanto, o governo não cumpriu esse acordo.

Nesta quarta-feira (11), os deputados da FPA se reunirão com a Ministra Gleisi Hoffmann, com o Ministro José Eduardo Cardozo e também com o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, para discutir a questão indígena e o Deputado Valdir Colatto afirma que nessa reunião eles tentarão retomar o assunto para que se segure todas as demarcações de novas áreas indígenas e cessem os conflitos para que a FPA possa então buscar uma solução.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado