DA REDAÇÃO: Na região de Maringá (PR), produtores iniciam plantio de soja após dia 25 de setembro

Publicado em 11/09/2013 19:16 e atualizado em 11/09/2013 19:53
Safra 2013/14: Produtores da região de Maringá (PR) devem iniciar o plantio da temporada depois do dia 25 de setembro, mesmo que o vazio sanitário termine no próximo dia 15. Planejamento visa preservar janela de plantio da safrinha.

Na região de Maringá (PR), o vazio sanitário termina no próximo dia 15, porém os produtores iniciam o plantio após o dia 25 de setembro, uma vez que as sementes plantadas logo no final do vazio sanitário geram um diferencial no índice de produtividade de 8 a 15 sacas por hectare a menos.

Segundo o produtor rural, Valdir Edemar Fries, o microclima da região é propenso para começar o plantio no final de setembro e início de outubro, quando há um aumento na produtividade em relação ao plantio realizado mais cedo: “Como a região em sua maioria é de pequenas e médias propriedades e com tecnologia bastante rápida, nós não nos precipitamos em iniciar o plantio logo após o vazio sanitário, até porque no noroeste do Paraná (PR) há um risco menor de ocorrerem geadas nos meses de maio e junho, assim plantando a soja no final de setembro e início de outubro, nós encerramos o plantio do milho até o dia 10 de fevereiro, que ainda é uma boa época”.

Cerca de 90% dos produtores da região plantam soja no verão e milho no inverno, apenas os agricultores que costumam fazer rotação de cultura mantêm de 20% a 30% da área com milho no verão. Neste ano, as sementes de soja utilizadas serão a convencional e a RR1 devido aos custos de produção, já que os produtores da região ainda não chegaram a um acordo com a Monsanto para aderir à nova tecnologia da RR2 Intacta. 

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado