DA REDAÇÃO: Clima permanece seco nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 12/09/2013 13:35 e atualizado em 12/09/2013 18:27
Clima: Chuvas previstas para os próximos dias no Corn Belt (EUA) serão fracas e mal distribuídas, sendo insuficientes para reverter quadro da seca. No Brasil, frente fria chega no final de semana e deve provocar chuvas fortes em grande parte do país.

Nesta quinta-feira (12), uma massa de ar seco está impedindo as chuvas nas regiões Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste. No Nordeste o tempo permanece seco no interior e com chuvas ao longo da costa.

Amanhã (13), será mais um dia ensolarado e quente na maior parte do Brasil, com a temperatura ultrapassando os 30°C na maioria das regiões, inclusive no Sul. No final do dia ocorrem às primeiras pancadas de chuva na divisa do Rio Grande do Sul (RS) com o Uruguai e essas pancadas poderão ser fortes, na forma de temporais. Isso anuncia a chegada de uma frente fria que, a partir do final de semana, deverá provocar chuva forte em grande parte do Sul do país, mas, principalmente, nas áreas mais ao sul do RS, onde o volume de chuva poderá atingir os 130mm.

Entre a próxima terça e quarta-feira (18) essa frente fria chega ao Sudeste e organiza áreas de instabilidade desde a costa da região até o Norte do Brasil e passando pelo Centro-Oeste, sendo que o Mato Grosso do Sul (MS) é o estado da região onde irá chover mais no decorrer da próxima semana. Entre Goiás (GO) e parte do Mato Grosso (MT) devem ocorrer algumas pancadas, que podem ser fortes, mas rápidas e ainda mal distribuídas. O Nordeste permanece seco no interior e com chuvas na faixa leste.

Por: João Batista Olivi, Desirée Brandt e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado