DA REDAÇÃO: Trigo – Geada de baixa intensidade atinge lavouras no RS, possíveis danos ainda serão avaliados

Publicado em 18/09/2013 11:20 e atualizado em 18/09/2013 12:22
1071 exibições
Trigo: Geada de baixa intensidade atingiu as lavouras de trigo na região de Santo Ângelo (RS) nesta quarta-feira (18). Possíveis danos serão avaliados nos próximos dias. Agricultores ainda acreditam em uma produção, entre 45 a 50 sacas por hectare. Preços giram em torno de R$ 900,00 a tonelada.

Na região de Santo Ângelo (RS), as lavouras de trigo foram atingidas por uma geada de baixa intensidade na madrugada desta quarta-feira (18). Os possíveis prejuízos ainda serão avaliados nos próximos dias. As plantações de milho, que estão em fase vegetativa, também foram afetadas pelo evento climático.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural da cidade, Cláudio Duarte, ainda é difícil fazer uma avaliação. Mas a expectativa inicial é que a geada não comprometa a produção de trigo na região. Na manhã desta quarta-feira, o sol já voltou a aparecer no município e a temperatura gira em torno de 12ºC a 13ºC.

“Porém as previsões climáticas apontam para chuvas nos próximos dias, o que impede a formação de geada”, afirma o presidente do sindicato.

Frente a esse cenário, os agricultores estão mais aliviados e a expectativa é de uma boa produção do cereal na região. A perspectiva é que sejam colhidas entre 45 a 50 sacas de trigo por hectare. Além disso, com os problemas climáticos nas produções do Paraná, Paraguai e Argentina, a tendência é que os preços do produto registrem uma valorização.

“Os preços chegam a R$ 900,00 a tonelada do trigo e a projeção é que essa cotação aumente. O agricultor segue atento às atividades culturais, para manter a boa sanidade das lavouras, das plantas, para ter um resultado na colheita”, diz Duarte.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário