DA REDAÇÃO: Até o final do mês, parte dos recursos do seguro rural devem ser liberados às seguradoras

Publicado em 19/09/2013 13:09 e atualizado em 19/09/2013 19:23
Seguro Rural: R$ 400 milhões dos R$ 700 milhões divulgados pelo governo no Plano Safra 2013/14 para o programa subvenção do seguro deverão ser repassados para as segurados até o final deste mês. Liberação do restante dos recursos depende da aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados. Áreas com riscos climáticos têm o seguro obrigatório e é o caso de estados como PR, RS, MT e GO.

A obrigatoriedade do seguro rural para propriedades localizadas em áreas de risco climático foi discutida na Câmara Temática do Ministério da Agricultura e a resolução do Conselho Monetário Nacional começa a valer no dia 1 de julho de 2014. De acordo com a Federação Nacional das Seguradoras, apenas 10% das propriedades brasileiras estão cobertas contra prejuízos causados por fenômenos da natureza.

A resolução torna obrigatório o seguro rural para o crédito de custeio com financiamentos subsidiados pelo governo federal em áreas que fazem parte do zoneamento agrícola de riscos climáticos e, desde que foi anunciado em junho deste ano, o tema tem gerado polêmica entre as seguradoras e dúvidas que foram esclarecidas durante a reunião.

O primeiro impacto das seguradoras foi em relação a terem ou não condições de fazer a regulação dos sinistros, mas se imagina que elas conseguirão realizar isso. Para o Presidente da Câmara Temática que discute o assunto, José Américo Peón de Sá, a resolução não tornará o processo de aquisição de crédito ainda mais burocrático.

O seguro rural foi criado para proteger o agricultor de eventos climáticos que provoquem perdas nas lavouras e o governo federal concede a subvenção do prêmio que varia de acordo com a classificação de risco da região. Atualmente, as áreas prioritárias são Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e oeste da Bahia (BA), onde os produtores recebem 60% de subvenção.

Segundo o Ministério da Agricultura, 400 milhões de reais dos 700 milhões de reais anunciados no Plano Safra 2013/14 para o programa de subvenção do seguro rural devem ser repassados para as seguradoras até o final deste mês, já a liberação do restante dos recursos depende ainda da aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados.

Por: Kellen Severo, Andrea Parise e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado