DA REDAÇÃO: Com incidência de geadas e granizo, safra de trigo do RS pode apresentar perdas

Publicado em 23/09/2013 12:59 e atualizado em 23/09/2013 16:43
Clima: Geadas na região de Erechim/RS ocasionaram perdas nas lavouras de trigo e queima de brotação na produção de frutas, como a uva. Chuva, que chegou a volumes de até 220mm, também representa ameaças para os agricultores.

Na semana passada a região de Erechim (RS) foi atingida por geadas e durante o último final de semana ocorreu um grande volume de chuvas, chegando a atingir 220mm em alguns municípios e houve também a incidência de granizo. Isso irá repercutir em perdas nas lavouras, principalmente de trigo, que é a cultura de inverno da região.

O Engenheiro Agrônomo da Emater, Nilton de Souza, afirma que com a incidência da geada já se pode observar que houve queima de brotação nas parreiras e foi recomendado aos agricultores que podem essas partes queimadas para que rebrotem. Na fruticultura, o pêssego, a nectarina e a ameixa estão em fase de formação de frutos e nos locais onde houve a incidência de granizo, ocorreu a queda dos frutos em crescimento. No entanto, a maior perda deve ser na lavoura de trigo, uma vez que onde não houve granizo, o vento forte acamou as lavouras e, em uma primeira análise, cerca de 10% da cultura deve ter sido prejudicada.

Ainda há a previsão de chuvas para a região sul em um período bastante crítico, principalmente em relação às frutíferas e ao trigo. “Estamos no aguardo e conversando com os agricultores para tomar algumas medidas para que o impacto das perdas não seja muito grande”, diz Souza.

No entanto, para as culturas que já estão plantadas não há muito o que fazer. As medidas serão de prevenção para as plantações futuras, como soja e milho, em que os agricultores podem fazer o retardamento do plantio em áreas que poderão ser alagadas ou escalonamento do seu plantio.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado