DA REDAÇÃO: Governo cria Programa Mais Carne para aumentar produtividade da carne bovina brasileira

Publicado em 25/09/2013 14:13 e atualizado em 08/03/2020 15:47
Boi: Governo Federal cria programa "Mais Carne" para aumentar produtividade e lucratividade da carne bovina brasileira. Entre as propostas, aumento da segurança e da qualidade do produto, além de ampliação das exportações e melhoramento genético dos bovinos de corte.

O governo federal está criando um plano para aumentar a produtividade e a lucratividade da carne bovina brasileira e representantes do setor pecuário ouviram as sugestões apresentadas pelo governo federal.

O Programa Mais Carne será criado visando 4 objetivos principais: Desenvolver o melhoramento genético dos bovinos de corte, ampliar o mercado nas exportações, incorporar tecnologia, além de dar mais segurança e qualidade aos produtos que chegam ao consumidor.

O Chefe da Associação de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, João Cruz, afirma que o governo está em um momento de construção e está recolhendo as contribuições do setor, analisando e tentando incorporar na proposta. Por outro lado, o setor destaca que há atraso no repasse de recursos prometidos pelo Ministério da Agricultura aos estados, o que poderá atrapalhar os objetivos do programa, que é o de assegurar a qualidade dos produtos.

Segundo o Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, Antenor Nogueira, o setor irá correr um risco muito grande em relação a doenças, a pragas de vegetais e ao serviço de inspeção federal que não tem dinheiro.

A atribuição pelas ações de defesa agropecuária, antes de responsabilidade do Ministério da Agricultura, foi repassada aos estados há 2 anos. O acordo previa a destinação de 160 milhões de reais em 5 anos aos governos estaduais. No entanto, Nogueira diz que este ano o setor ainda não teve sinal verde, mesmo com todos os estados apresentando os seus pedidos: “Precisamos saber onde está o dinheiro da defesa e achar uma forma de sensibilizar o outro lado, que é o Ministério da Fazenda e do Planejamento”.

Por: Sebastião Garcia, Janaína Camelo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado