DA REDAÇÃO: Soja recua na CBOT e atinge menor nível em 19 meses

Publicado em 30/09/2013 19:22 e atualizado em 30/09/2013 20:57
Soja: Últimas informações do USDA mostram estoques maiores e safra evoluindo mais rapidamente no Corn Belt. Preços que já caíram fortemente ao longo do dia, devem abrir a sessão da terça-feira (01) também pressionados em Chicago. Fundamentos permanecem positivos para o produtor brasileiro.

Nesta segunda-feira (30), a soja fechou em queda na Bolsa de Chicago devido à divulgação de um novo relatório de estoques do USDA, no qual os números vieram acima do que o mercado esperava. Além disso, frente a questões financeiras os especuladores e fundos de investimento acabaram liquidando posições e a soja encerrou no menor nível dos últimos 19 meses.

Na semana passada o tempo abriu nos EUA, permitindo a entrada das máquinas e uma recuperação no ritmo da colheita. Nesse momento, segundo o analista da Cerealpar, Steve Cachia, caso não ocorra fatores novos, a perspectiva em curto prazo é que o mercado sinta a pressão sazonal da disponibilidade de produto nos EUA. Porém, no próximo dia 11 o USDA divulga um novo relatório de oferta e demanda que é importante para se saber o numero da produção norte-americana, o que pode trazer alguma mudança nos estoques finais do país.

Cachia afirma que a demanda está bastante forte, mas talvez não falte soja no mundo e sim nos EUA: “Quando há uma situação de escassez no país de onde saem os preços, é necessário racionar produto, o que só é possível com o aumento de preço, com isso a perspectiva para a soja é que os EUA fique sem produto assim que passar a pressão sazonal devido à grande demanda”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado