DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Alta Floresta (MT), produtor realiza últimos preparos no solo para iniciar o cultivo da soja

Publicado em 01/10/2013 16:29 e atualizado em 01/10/2013 17:25
Safra 2013/14: Chuvas já chegaram à região de Alta Floresta (MT), mas agricultores realizam os últimos preparos no solo para iniciar o cultivo da soja. Nesta safra, produtores de arroz devem migrar para o plantio da oleaginosa. Conclusão das obras na BR 163 deve facilitar o escoamento da produção de grãos.

As chuvas já chegaram à região de Alta Floresta (MT), mas os produtores realizam os últimos preparos no solo para iniciar o cultivo da soja. A expectativa é que a semeadura do grão comece na próxima semana. 

Nesta safra, os produtores de arroz da cidade devem migrar para o plantio da soja. Do mesmo modo, os pecuaristas também deverão investir no cultivo da oleaginosa. “Com a morte súbita da braquiária, reforma da pastagem, o pecuarista deve migrar para a agricultura e plantar soja para ter mais essa atividade”, destaca o presidente do Sindicato Rural da cidade, Valdemar Gamba. 

A situação é decorrente dos bons preços da saca do grão e a conclusão das obras na BR 163, que irá facilitar o escoamento da produção de grãos, através do Porto de Santarém. Devido à distância dos portos, os fretes ficam mais altos, situação que acaba comprometendo a rentabilidade dos produtores. 

A expectativa é que nos próximos dois anos, haja um incremento na capacidade de exportar do Porto de Santarém. Atualmente, são embarcadas 3 milhões de toneladas de grãos pelo porto, número que deve chegar a 15 milhões de toneladas. 

Por outro lado, a estimativa é que sejam colhidas, em média, 50 sacas de soja pro hectare. Entretanto, com os altos investimentos, os produtores esperam ultrapassar esse número. Já os preços giram em torno de R$ 50,00 a saca, o que na visão do presidente, é um bom valor e cobre os custos de produção. 

“Com a conclusão da BR 163 e o investimento no Porto de Santarém, acreditamos que teremos muito sucesso na produção agrícola na região de Alta Floresta”, diz Gamba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário