DA REDAÇÃO: Em Sananduva (RS), propriedade rural é invadida pela quarta vez por índios kaingangs

Publicado em 02/10/2013 13:57 e atualizado em 02/10/2013 17:09
Ìndios Kaingangues invadem pela 4a. vez pequena propriedade em Sananduva/RS. Produtores aguardam decisão da juíza sobre destino de suas terras, que já deveria ter sido decidida até meio-dia desta quarta-feira (2). Medo e insegurança assustam os agricultores, neste município que nunca teve área indígena antes dos processos de demarcação.

Em Sananduva (RS), uma propriedade rural foi invadida pela quarta vez por índios kaingangs. Os produtores rurais ainda aguardam uma decisão da juíza sobre o destino das suas terras. Diante desse cenário, o clima é tensão no local, já que um conflito entre indígenas e produtores pode acontecer a qualquer momento.

De acordo com o produtor rural da cidade, Lenoir Caldatto, a posição da juíza já deveria ter sido divulgada até o meio-dia desta quarta-feira (2). “Estamos aguardando, mas não sei o que pode acontecer, podemos ter um conflito como tivemos esses dias, já que os produtores estão revoltados com essa situação e ninguém agüenta mais”, ratifica. 

Na última invasão, registrada em meados do mês de julho, os indígenas atacaram produtores rurais com pedras e paus, na época 3 agricultores ficaram gravemente feridos. Ainda na visão do produtor rural, ninguém toma uma atitude para resolver o impasse e os agricultores que foram atingidos pela situação estão depressivos. 

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado