DA REDAÇÃO: Trigo - Mesmo com problemas climáticos, RS espera produção de 2,5 milhões de toneladas

Publicado em 03/10/2013 09:31 e atualizado em 03/10/2013 14:28
Trigo: No RS, apesar das chuvas, granizo, geadas e ventos fortes, a expectativa de rendimento das lavouras do cereal é positiva, segundo a Emater. A estimativa é que sejam colhidos em torno de 2.500 quilos de trigo por hectare no estado.

No Rio Grande do Sul (RS), as lavouras de trigo enfrentaram diversos problemas com o clima, como chuvas, ventos fortes, granizo e geadas. No entanto, a expectativa de rendimento da safra ainda é favorável, com cerca de 2.500Kg por hectare.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS, Ataídes Jacobsen, ainda não se tem uma perfeita avaliação dos possíveis danos causados nas lavouras, uma vez que a ocorrência de geadas, por exemplo, depende do estágio de desenvolvimento do trigo para provocar um prejuízo maior ou menor ou nenhum prejuízo: “Em algumas áreas, em função da altitude e posição da lavoura, isso aconteceu, mas no geral ainda temos boas expectativas”.

As lavouras do RS ainda dependem do clima nos próximos dias considerando que todo o trigo estará na fase reprodutiva e já iniciando a colheita na semana que vem. Com isso, é seguro que ocorreram problemas nas lavouras, mas ainda espera-se atingir uma produção de 2,5 milhões de toneladas.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado