DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Produtor aguarda precipitações para iniciar o cultivo da soja em Bom Jesus do Araguaia (MT)

Publicado em 03/10/2013 16:14 e atualizado em 03/10/2013 17:42
Safra 2013/14: Produtor de Bom Jesus do Araguaia (MT) ainda aguarda chuvas para iniciar o cultivo da soja. Área plantada com o grão deve aumentar 10% nesta safra. A estimativa é que sejam colhidas, em média, 50 sacas por hectare. Falta de infraestrutura logística ainda preocupa os agricultores.

Na região de Bom Jesus do Araguaia (MT), os produtores rurais ainda aguardam as chuvas para começar o plantio da soja. Por enquanto, as precipitações foram pontuais e insuficientes para que os agricultores iniciem a semeadura do grão. 

A área plantada com soja deve apresentar um incremento de 10% nesta safra e deve alcançar 1 milhão de hectares, conforme destaca o coordenador de grãos da Uniagro, Alcindo Vargas. Além disso, a expectativa é que sejam colhidas, em média, 50 sacas de soja por hectare, número acima do registrado na temporada passada.

Paralelo a esse cenário, o produtor também tem aproveitado os bons preços e negociado a safra de soja. Até o momento, a estimativa é que em torno de 40% da produção já tenha sido negociada antecipadamente. Entretanto, com as recentes baixas nas cotações futuras na Bolsa de Chicago, o agricultor tem comercializado em ritmo mais lento.

Ainda na visão do coordenador, a grande dificuldade do produtor mato-grossense será em relação à falta de infraestrutura logística. O agricultor paga R$ 220,00 por tonelada de frete do município até o Porto de Santo, mas na safra o valor chega a R$ 300,00 a tonelada.

“E isso pode comprometer a rentabilidade do produtor. Vemos o Governo fazendo algumas obras na região, porém aqui ainda irá demorar a chegar às melhorias, o que acaba prejudicando os agricultores. Enquanto isso, o produtor continua pagando a conta”, afirma Vargas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário