DA REDAÇÃO: Produtores se manifestam contra questão indígena na RS-324

Publicado em 04/10/2013 12:58 e atualizado em 04/10/2013 16:41
Questão Indígena: Produtores fazem manifestação na RS-324 contra a continuidade dos processos de demarcação de terras no estado. Pedidos de reintegração de posse vencem amanhã e proprietários das terras, com escrituras de mais de 115 anos, ainda não têm decisão definitiva da Justiça.

Nesta sexta-feira (4), produtores fazem uma manifestação na RS-324 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão indígena.

Essa é a segunda manifestação no mesmo local para tentar sensibilizar a Funai e o Ministério Público Federal para que ocorra de fato a reintegração de posse das propriedades invadidas, a qual vence amanhã (5). No entanto, segundo o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo (RS), Jair Dutra Rodrigues, como a Funai e o Ministério recorreram, é provável que esse prazo esteja estendido: “Nós estamos apoiando os produtores da região e nos manifestando para mostrar para as pessoas que transitam na rodovia que somos os verdadeiros proprietários”.

Alguns produtores da região possuem as escrituras das propriedades há mais de 115 anos e um laudo antropológico realizado em 2005 prova que existiram índios no local, mas eles eram funcionários de fazendeiros e não proprietários. Com isso, Rodrigues afirma que os agricultores querem que o marco temporal da Constituição Federal seja respeitado.

O governo do estado do Rio Grande do Sul (RS) não está participando de todo esse problema e não auxilia nem índios, nem produtores rurais, esperando que a Polícia Federal tome uma atitude. Rodrigues diz que a recomendação aos agricultores é que não enfrentem os índios, porém o conflito é iminente na região.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado