DA REDAÇÃO: Em Getúlio Vargas (RS), índios ocupam área de mais de 4 mil hectares

Publicado em 07/10/2013 13:28
Questão Indígena: Em Getúlio Vargas (RS), área invadida pelos índios levou à depressão e suicídio de um produtor rural. Processo de demarcação de terras -- que deverá atingir 4 mil hectares de pequenos produtores -- continua no Estado gaúcho, sem previsão de solução.

Em Getúlio Vargas (RS), desde 2003 cerca de 60 índios foram implantados na região com o argumento de que o local seria desapropriado. Há 10 anos a área ocupada era de 223 hectares e hoje já alcança 4.230 hectares, onde os índios caçam antas.

O produtor rural, Ademir Maskoski, possui uma propriedade de 20 hectares na região onde são cultivadas diversas culturas, como soja, milho e erva mate. Em 2006, 3 anos após a implantação dos índios no local, o pai de Ademir, inconformado com a situação, entrou em depressão e se suicidou, deixando a esposa, um filho de 1 ano e a mãe de 87 anos. Ademir afirma que o clima na região é tenso e todos os produtores estão desesperados sem saber o que fazer.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado