DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Plantio da soja atinge 5% da área projetada em Cristalina (GO)

Publicado em 07/10/2013 16:23 e atualizado em 07/10/2013 17:24
Safra 2013/14: Em Cristalina (GO), a semeadura da soja alcança 5% da área estimada para o município. Nesta safra, área cultivada com milho deve apresentar uma redução de 15%. Produtores devem migrar para o plantio da oleaginosa. Cerca de 40% da produção de soja já foi negociada antecipadamente.

Na região de Cristalina (GO), o plantio da soja alcança 5% da área projetada para o município. Até o momento, em torno de 50 mil hectares, dos 230 mil hectares que deverão ser semeados nesta safra, foram cultivados. A perspectiva é que, dentro de 10 dias, cerca de 10% a 15% da área já tenha sido plantada.

Assim como em outras regiões do país, na região, os produtores também devem migrar do plantio do milho para a soja. A área destinada ao cereal irá recuar em torno de 15% a 20%. De acordo com o presidente do Sindicato Rural da cidade, Alécio Maróstica, a situação é decorrente da maior liquidez da soja.

Os produtores rurais da localidade, já negociaram até o momento, cerca de 40% da produção de soja. Os preços ficaram entre R$ 55,00 até R$ 62,00 a saca da soja. “O agricultor tem feito médias e cada vez que o preço o remunera vende um pouco”, destaca o presidente do sindicato.

A expectativa é que sejam colhidas, em média, nas áreas de sequeiro, de 45 a 50 sacas de soja por hectare. Já, nas áreas irrigadas, o índice pode ultrapassar 65 sacas por hectare. Paralelo a esse cenário, a falta de infraestrutura logística ainda preocupa os produtores rurais goianos.

“E como grande parte da soja no Brasil é colhida entre 15 de janeiro e início de fevereiro, não temos logística e portos para escoar a produção de grãos. Os produtores têm sido eficientes da porteira para dentro e o Governo ineficiente da porteira para fora”, afirma Maróstica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário