DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Com o retorno das chuvas, produtores de Sidrolândia (MS) iniciam o plantio da soja

Publicado em 08/10/2013 10:14 e atualizado em 08/10/2013 15:28
Safra 2013/14: Com o retorno das chuvas, produtores rurais de Sidrolândia (MS) iniciaram o plantio da soja esta semana. Área cultivada com o grão deve aumentar em torno de 6% nesta safra. Agricultores estão atentos ao clima e esperam colher acima de 50 sacas de soja por hectare.

Nesta segunda-feira (7), os produtores rurais de Sidrolândia (MS) iniciaram a semeadura da soja. Após um período seco, as precipitações retornaram à região, o que permitiu o começo do plantio da oleaginosa. 

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Osório Luiz Straliotto, destaca que foram poucos os agricultores que arriscaram começar o cultivo do grão antes do dia 1º de outubro, uma vez que nos últimos dois anos, a produtividade das lavouras foi severamente afetada pelas adversidades climáticas. Em algumas propriedades, a produtividade das plantações apresentou uma redução de 10 sacas por hectare.

Nos últimos anos, os produtores têm aumentado a área cultivada com a soja no município e, nesta safra, o número deve apresentar um incremento de 6% nesta safra. E a expectativa é que sejam colhidas, em média, acima de 50 sacas de soja por hectare. No entanto, os agricultores mais tecnificados podem colher até 70 sacas por hectare. 

Paralelo a esse cenário, os preços da soja permanecem elevados na região. No mercado disponível, o produto é negociado entre R$ 63,00 e R$ 64,00 a saca. Na visão do presidente, os produtores que ainda têm a soja disponível aguardam valores mais altos pela saca da oleaginosa.

“Mas esse é um valor que cobre os custos de produção. A nossa grande preocupação é em relação ao clima, especialmente, o veranico que acontece todos os anos, porém temos que saber qual a intensidade”, afirma o presidente do sindicato. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário