DA REDAÇÃO: Para helicoverpa, controle biológico pode ser mais eficiente do que o químico

Publicado em 09/10/2013 13:53 e atualizado em 09/10/2013 16:12
Helicoverpa: Produtor deve tentar fazer controle biológico, que é mais barato e mais eficiente. Desta forma, o produtor pode impedir que a lagarta crie resistência aos produtos químicos. No MS, lagartas já atacam até mesmo as buvas.

Segundo a Aprosoja Mato Grosso (MT), a helicoverpa já foi registrada nos últimos dias em 5 grandes propriedades em Campo Novo do Parecis e Sapezal e estavam localizadas nas plantas baixas.

O Chefe de Transferência Técnica da Embrapa Milho e Sorgo, Jason de Oliveira Duarte, afirma que o produtor tem que estar cada vez mais atento ao que acontece na sua lavoura e, uma vez que ele estiver atento, uma prática para combater as pragas é o controle biológico porque a praga não se torna resistente a ele, já que são utilizados inimigos naturais. No caso da helicoverpa, a vespa tricograma, que é o inimigo natural da lagarta, tem mostrado um efeito 100% positivo no controle dessa praga.

A Embrapa e a Aprosoja estão em um processo de teste para realizar a aplicação do tricograma por avião, uma vez que no MT existem grandes áreas de lavouras e ficaria difícil ter pessoas liberando a vespa a pé no meio das plantas. Segundo Duarte, a expectativa é que essa técnica dê bons resultados e seja favorável para os produtores de milho, soja e algodão.

O controle biológico é tão eficaz quanto o controle químico e, no caso do das vespinhas, é ainda mais eficiente porque o tricograma chega até a área em que a lagarta está, parasitando os ovos da helicoverpa, enquanto a aplicação do químico pode não atingir o local exato em que a lagarta está, ou seja, o efeito da vespinha em termos percentuais é mais eficiente do que o químico.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado