DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Plantio da soja atinge 30% em Maringá (PR)

Publicado em 10/10/2013 17:03 e atualizado em 10/10/2013 17:50
416 exibições
Safra 2013/14: Chuvas dão trégua e produtores conseguem avançar com o plantio da soja em Maringá (PR). Até o momento, área cultivada com o grão já alcança 30%. Em torno de 20% da produção de soja já foi negociada antecipadamente. Baixos preços do milho dificultam a comercialização da safrinha.

Em Maringá (PR), as chuvas deram uma trégua aos produtores rurais, o que permitiu o avanço da semeadura da soja. Desde domingo, os agricultores intensificaram o plantio e a área cultivada já alcança 30%. As previsões climáticas apontam para chuvas no final de semana, o deve interromper os trabalhos no campo. 

Nesta safra, a estimativa é que sejam colhidas, em média, 60 sacas de soja por hectare. E com a perspectiva de bons preços para o produto, até o momento, cerca de 20% da produção da oleaginosa foi negociada antecipadamente, com preços médios de até R$ 60,00 a saca, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural da cidade, José Antônio Borghi.

Paralelo a esse cenário, os produtores seguem atentos às condições climáticas e também existe a ansiedade em relação ao surgimento de novas pragas, como é o caso da lagarta Helicoverpa. “A preocupação é saber se iremos conseguir de maneira eficiente e não muito cara para controlar essa praga”, afirma o presidente.

Milho – Ainda na região de Maringá, há muito milho para ser comercializado. Na safrinha, a produtividade média ficou em torno de 90 sacas do cereal por hectare, entretanto, os com os preços atuais de R$ 16,50, valor abaixo dos custos de produção, as negociações seguem em ritmo lento. 

“O produtor não fez renda, quando muito empatou os custos de produção. Situação que preocupa os produtores, que estão fazendo o plantio da soja antecipado já prevendo uma safrinha. Mas com essa desilusão, isso faz o agricultor repensar e reposicionar a sua atividade”, diz Borghi. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário