DA REDAÇÃO: Sindicato de Sinop ganha ação contra a Monsanto e declara que produtores não abrirão mão de seus direitos

Publicado em 11/10/2013 13:56 e atualizado em 11/10/2013 15:50
Royalties: Justiça dá ganho de causa ao Sindicato Rural de Sinop/MT em ação contra a Monsanto. Empresa estava exigindo, no ato da venda da Intacta, a renúncia, por parte dos produtores rurais, da ação da restituição dos royalties cobrados indevidamente pela tecnologia RR1.

Os produtores de Sinop, Mato Grosso, conseguiram uma vitória nesta sexta-feira (11). Eles ganharam uma ação civil que lhes garante o direito de comprar a tecnologia Intacta, da empresa Monsanto, sem abdicar de seu direito de ter restituídos os royalties cobrados indevidamente na RR1. O ganho de causa foi dado pelo juiz Alex Nunes Figueiredo. 

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, explica que os produtores tiveram que entrar na Justiça para exigir seus direitos. “Se eu compro uma tecnologia e pago por ela, porque eu tenho que dar explicações a alguém e até dar acesso à minha propriedade? Isso fere os direitos do produtor rural”. E completa “Nós vivemos em um país democrático e temos que lutar por nossos direitos... Acho que a biotecnologia é uma coisa muito boa e inclusive tem que ser remunerada. Mas nós não podemos ficar reféns da forma que eles querem”.

Galvan diz ainda que correm boatos sobre biopirataria. “De repente aparece essa famigerada lagarta e ao mesmo tempo aparece uma tecnologia que resolve o problema. Isso é estranho e envolve muitas denúncias até de biopirataria”.

Lei dos Cultivares
Outra questão que preocupa os produtores, segundo Galvan, são as tentativas de alguns deputados em alterar a Lei dos cultivares, que garante aos produtores o direito de guardar as sementes para a próxima safra. “É um absurdo, não tem lógica nenhuma. O produtor tem que ter o direito de salvar suas sementes, sim! Lá nos Estados Unidos o produtor não tem mais esse direito, então eles ficam nas mãos da Monsanto. Nós não abriremos mão desse direito”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista e Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário