DA REDAÇÃO: Dilma propõe comprar terras para os índios e deixar os produtores em suas propriedades

Publicado em 11/10/2013 19:10
1131 exibições
Questão Indígena: Presidente Dilma anunciou que pretende comprar terras para assentar indígenas e evitar, assim, tirar produtores rurais de suas propriedades no Rio Grande do Sul. Ela afirmou que considera uma injustiça desapropriar produtores que já estão há 100 anos em suas terras.

Em audiência rápida com produtores familiares de Novo Hamburgo, RS, a presidente Dilma Rousseff afirmou que vai estudar a possibilidade de comprar terras para assentar os indígenas e evitar, assim, a desapropriação de produtores rurais. Cleonice Bach, coordenadora estadual da FETRAF, participou da audiência e relata o depoimento da presidente. “Ela disse que considera uma injustiça tirar os produtores que estão em suas terras há mais de 100 anos, mas afirma que está muito difícil que a Funai e os indígenas concordem com isso”. 

A audiência foi realizada durante um evento no prédio Fenac e teve a participação de cerca de 300 produtores familiares. As ações de demarcação da Funai ameaçam de despejo 10 mil produtores familiares ao norte do Rio Grande do Sul, que compraram suas terras durante o processo de colonização. 

Fonte: Notícias Agrícolas

2 comentários

  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Gauchos, não acreditem nessa conversinha da presidenta, ela não vai trair seus ideais por causa de meia dúzia de pequenos produtores rurais. Se existisse esse sentimentalismo não teria deixado acontecer o que aconteceu na Suia- missu....

    0
  • braulio roberto pazin Ibiraiaras - RS

    esta seria a melhor solussão. deichar qem ja esta acostumado com o local,pois é um absurdo tirar muitos que nasceram e hoje ja estam velhos,e não conseguem mai se adaptarem a um novo local.acho q indio não é de terra q prescisa.pois a terra para eles so tem valor para arrendarem.

    0