DA REDAÇÃO: Em Arco-Íris (SP), índios trabalham com produção agrícola, mas não recebem ajuda da Funai

Publicado em 14/10/2013 13:15 e atualizado em 14/10/2013 17:21
Questão Indígena: Índios em Arco-Íris (SP) trabalham a terra, porém, não recebem ajuda da Funai para manter suas lavouras produtivas. Indígenas também não conseguem financiamentos para evoluir com máquinas, implementos, insumos ou créditos, já que a terra pertence à união. Nesse município, índios vivem em harmonia com outros produtores.

Na região de Arco-Íris (SP), 300 índios Kaingang trabalham no campo em uma aldeia de 250 alqueires, produzindo amendoim, mandioca e tomate, além de uma criação com 400 cabeças de gado.

Segundo o indígena e produtor rural, Claudinei Constantino da Silva, com relação à agricultura a Funai ajuda muito pouco a aldeia: “Eles chegam aqui com 5Kg de semente e 20 litros de óleo para nós produzirmos, mas só com isso fica difícil e nós temos que trabalhar fora para conseguir plantar porque, além disso, o financiamento para o índios também é muito difícil, já que a terra é da União e nós não temos garantia”.

Com isso, os indígenas não conseguem evoluir porque não conseguem se quer comprar máquinas novas para a produção e precisam comprá-las no ferro velho, o que faz todo o lucro da produção ir para o concerto das máquinas.

Por outro lado, Silva afirma que quanto à saúde e educação eles estão bem assistidos devido à ajuda do governo estadual e municipal.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado