DA REDAÇÃO: Complexo soja reponde por 15,5% das exportações brasileiras, informa Abiove

Publicado em 16/10/2013 19:13
663 exibições
Economia: Complexo soja adicionou o equivalente a 15,5% de toda a receita produzida no Brasil entre janeiro e setembro, o que significou o volume de 27,6 bilhões de dólares para os cofres públicos.

A receita de exportação dos produtos do complexo soja – grãos, farelos e óleo – representou 15,5% de tudo o que o Brasil exportou entre Janeiro e Setembro deste ano. As informações são da Abiove, que começou a publicar um relatório mensal sobre as exportações da oleaginosa, de sua distribuição por portos e por destinos. A participação do complexo soja nas vendas, em relação ao total das exportações brasileiras, também será contabilizada e divulgada.

De acordo com Fábio Trigueirinho, secretário geral da Abiove, as informações terão um impacto positivo na economia. “Já são mais de 27,6 bilhões de dólares que entraram nos nove primeiros meses do ano com a exportação de soja. Isso é muito importante para o país”. 

Logística 
Trigueirinho destaca que o alto custo da exportação de commodities no Brasil prejudica a competitividade da soja no exterior. Entre os entraves está a situação dos portos. Os chineses, principais compradores da soja do país, estão preocupados com o funil dos portos.  

O transporte da oleaginosa está demandando muito aos portos, segundo Trigueirinho. “Nos últimos 3 anos nós aumentamos muito os volumes de exportação. Para o ano que vem, só de soja em grão, serão 44 milhões de toneladas distribuídas ao longo do ano”. 

Ele afirma que os produtores e todo o setor esperam uma melhora na situação em médio prazo. Cogita-se mudar a ‘geografia’ de transporte da oleaginosa no país. “Precisamos de uma nova logística da soja”.

Por: João Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário