DA REDAÇÃO: Díptero, inimigo natural de lagartas, pode ajudar no controle da helicoverpa
Novos inimigos naturais contra a helicoverpa surgem nas lavouras, por isso a aplicação de piretróides nas plantas pode ser ruim, uma vez que mata esses inimigos. O ideal no combate a lagarta é que os produtores façam o MIP (Manejo Integrado de Pragas).
Muitos agricultores já estão fazendo o MIP, começando com o monitoramento das lavouras para encontrar a melhor solução e muitos compram produtos a base de bacillus thuringiensis ou o próprio baculovírus para começar a fazer o verdadeiro MIP, tentando preservar os inimigos naturais.
De acordo com Wanderlei Dias Guerra, da Defesa Sanitária Vegetal do Mato Grosso (MT), na região de Nova Xavantina (MT) 38,8% do controle da helicoverpa foi feito com um novo inimigo natural, a mosca díptero: “Quando a lagarta está na planta essa mosca vem e bota um ovo em cima da lagarta e a lagarta empupa, assim a larva da mosca começa a se alimentar da lagarta que morre e a mosca nasce no lugar da pupa da helicoverpa”. Com isso, esse inimigo natural é fundamental dentro do MIP e, se o produtor tiver mais atenção ao fazer o monitoramento da lavoura, irá encontrar o díptero com facilidade e diminuirá o uso de inseticidas pesados, como é o caso dos piretróides.
Nos EUA, os agricultores já usam os dípteros nas lavouras contra lagartas, mas o registro da mosca contra a helicoverpa foi o primeiro no Brasil e talvez no mundo e ainda com uma grande intensidade de controle. Nesse momento, já há relatos da presença da helicoverpa nas lavouras em todo o país, mas a situação é melhor do que no último ano porque os produtos estão fazendo o monitoramento das suas lavouras.
A recomendação de Wanderlei é que os agricultores não entrem com a aplicação de piretróide a princípio, uma vez que existem os inimigos naturais, existe o bacillus thuringiensis, o qual possui 5 produtos registrados no Ministério da Agricultura, e existem ainda outros produtos menos fortes do que os piretróides. O principal é que o produtor se mantenha atento e vá ao campo buscar as informações para que se faça, no mínimo, um controle sem prejudicar ainda mais a situação, matando os inimigos naturais.
Confira as fotos enviadas por Wanderlei Dias Guerra:
Armadilha com Helicoverpa e Díptero
Armadilha de Feromônio
Díptero
Helicoverpa armigera em seus detalhes de cor da asa
Lagarta na soja em Campo Verde (MT)