DA REDAÇÃO: Após 12 anos de luta na justiça, produtores conseguem a não ampliação da reserva indígena Kayabi (MT)
Publicado em 08/11/2013 12:21
e atualizado em 08/11/2013 16:05
Questão Indígena: Produtores do Mato Grosso, que brigam há 12 anos pelo direito de suas terras, se sentem aliviados com decisão da não-ampliação da reserva indígena Caiabi. Tendência é de que judiciário analise processos a partir da determinação de Raposa Serra do Sol.
Nesta semana, por decisão do Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, a reserva indígena Kayabi, no Mato Grosso (MT), não será mais ampliada. Segundo o produtor rural, Moisés Prado, isso é um alívio após uma luta de 12 anos na justiça.
Na íntegra da decisão de Fux, o Ministro cita as condicionantes estabelecidas no caso Raposa Serra do Sol. Prado afirma que isso é um rumo que tende a acontecer a partir de agora, em que juízes julgarão embasados nas condicionantes desse processo, o que conforta os produtores: “Vemos que as coisas serão resolvidas pela justiça porque o governo não fez o que deveria ter feito, deixando a Funai e os ativistas de ONG’S fazerem o que quiser e atrapalhar todo o setor produtivo”.
Por:
Sebastião Garcia
e
Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas