DA REDAÇÃO: Após chuvas na região central do RS, safra de arroz poderá ter prejuízos
Nos últimos dias, choveu bastante na região central do Rio Grande do Sul (RS) e a safra de arroz poderá ter cerca de R$ 70 milhões em prejuízos, já que as lavouras ficaram submersas.
Segundo Eduardo Aquiles Souza, analista da Safras e Mercado, no momento ainda não se sabe qual foi o tamanho do estrago nas lavouras, mas, caso haja alguma perda, os preços projetados para 2014 poderão ser elevados. Os produtores também esperam que haja um aumento nos preços durante o mês de novembro, porém, mantendo uma tendência de queda até o período da colheita.
Nesse momento, a demanda passa por um recuo, ainda mais com a aproximação das férias escolares, a indústria tende a recuar comprando menos. Além disso, o produtor também vende mais no mercado para se capitalizar para o plantio da safra atual. Assim, com mais oferta e recuo na demanda, os preços também começam a recuar até a colheita e vão se recuperando após esse período, em meados de junho do próximo ano.
Por outro lado, as exportações de arroz estão muito favoráveis. Segundo Souza, de janeiro até outubro foram importadas 908 mil toneladas contra 921 mil toneladas exportadas, o que garante um superávit de quase 12 mil toneladas na balança comercial do setor. Com isso, os preços tendem a ficar levemente acima do que se observa nesse período, uma vez que saiu mais produto do que entrou.