DA REDAÇÃO: Durante invasão indígena em Vicente Dutra (RS), vigilante é violentamente agredido por cerca de 50 índios
Nesta última quinta-feira (21), índios Kaingang tentaram tomar o balneário turístico Águas do Prado em Vicente Dutra (RS) e o vigilante do local, Altair dos Santos Bueno (48), ao tentar impedir a invasão foi agredido violentamente por cerca de 50 índios. Bueno teve ferimentos graves na cabeça, nas costas e um corte profundo no braço. A população retomou o balneário durante um confronto, mas houve uma grande depredação por parte dos índios enquanto a polícia tentava controlar o conflito.
Já na manhã desta sexta-feira (22), a situação continuou tensa no local porque os índios bloquearam a estrada que leva a comunidades interioranas do município. Diante disso, cerca de 1.000 pessoas se revoltaram e foram ao local com máquinas para desobstruir a estrada, onde os índios estavam entrincheirados e armados, mas o conflito foi contido.
O Prefeito de Vicente Dutra, João Paulo Pastório, afirma que 60 famílias de agricultores familiares enfrentam essa situação há mais de 15 anos sem ter quem os defenda, por isso a população está revoltada.