DA REDAÇÃO: Após 3 dias de alta, café recua na Bolsa de Nova York
Após 3 dias de alta no preço do café arábica na Bolsa de Nova York, as cotações recuam nesta terça-feira (17). De acordo com operadores da Bolsa, o arábica chegou a um patamar em que o diferencial em relação ao robusta estava muito pequeno, o que fez com que diversos investidores resolvessem recomprar posições, por isso houve essa alta nos preços.
No entanto, o mercado internacional continua acreditando que, apesar dessa correção, a ampla oferta de café deve conter as altas. Por outro lado, Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, afirma que a produção mundial está acima do consumo mundial, mas essa oferta não é tão ampla e a demanda continua crescendo.
Além disso, a partir de janeiro/14 o mercado começara a prestar atenção nas 3 milhões de sacas de café arábica que serão retiradas do mercado em março/14 por meio dos contratos de opções, caso os preços não subam. Assim, se o preço dos cafés de boa qualidade não chegar a cerca de R$ 320,00/saca, os produtores exercerão a opção de venda ao governo. Porém, segundo Carvalhaes, as opções ocorrerem às vésperas da entrada da nova safra brasileira retirou um pouco de medo do mercado comprador e o efeito do leilão teria sido mais positivo se o exercício tivesse ocorrido no último mês.