DA REDAÇÃO: Por ação da Funai, 1.200 famílias serão desapropriadas no Maranhão
Na próxima sexta-feira (20), 1.200 famílias de 4 municípios da região de São João do Caru (MA) serão desapropriadas. O Exército, as Polícias Federal e Rodoviária e a Força Nacional já estão na região para realizar essa ação, sendo que os foices e facões dos agricultores já foram retirados pelo BPA (Batalhão de Polícia Ambiental).
Essas 1.200 famílias, o equivalente a 6 mil pessoas, vivem da agricultura familiar e, provavelmente, serão jogadas a beira das rodovias, assim como já aconteceu em outras regiões do Brasil, enquanto a Funai alega que essa terra será tomada por índios.
No entanto, o Deputado Weverton Rocha (PDT/MA), apresentou em plenário ontem (16) um registro que mostra a existência de jazidas de ouro nessa região. O Presidente da Comissão de Agricultura do Maranhão (MA), Arnaldo Lacerda, afirma que a Funai está utilizando os índios como cobaias para tomar as terras de pequenos lavradores para fornecê-las a ONG’s ou empresas internacionais.
No link abaixo, veja a lista dos processos com os requerimentos de mineração em área de preservação biológica Rebio Gurupi:
>> RELAÇÃO DE PROCESSOS - REQUERIMENTOS DE MINERAÇÃO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO BIOLOGICA REBIO GURUPI