DA REDAÇÃO: Produtores do MT e PR apontam dificuldades e expectativas para 2014
As 600 famílias expulsas da gleba Suiá Missú (MT) continuam fora das suas casas, enquanto a região está abandonada. Porém, o processo judicial ainda não terminou e os produtores acreditam que podem ganhar.
“Esperamos que o governo faça um plano para retornarmos as nossas áreas para continuarmos produzindo ou que nos indenize”, afirma Sebastião Prado, Presidente do Movimento Suiá Missú.
Soja: Em Goioerê (PR), há 12 dias não chove e as lavouras já sentem o calor. No entanto, a previsão climática indica que na próxima semana irá chover na região e essa é a expectativa dos produtores para que a situação não se torne preocupante.
Em relação à renda dessa próxima safra, o Presidente da Aprosoja/PR, Zezé Sismeiro, afirma que os lucros dos produtores irão diminuir um pouco devido ao ataque da helicoverpa nas lavouras, já que os custos com inseticidas estão bastante elevados: “Temos que colher bem para aproveitar os preços e diluir um pouco esses prejuízos”.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, Ricardo Arioli, a renda do produtor brasileiro está cada vez menor, principalmente em função de problemas logísticos no país. Além disso, outros países como a Argentina e os EUA, têm produzido cada vez mais e, diante disso, nos próximos anos os preços dos grãos podem diminuir.