DA REDAÇÃO: Após prejuízos, produtores baianos aprendem a conviver com Helicoverpa
Após sofrerem com a lagarta Helicoverpa na última safra, os produtores baianos aprenderam a conviver com o inseto. "Nós é que passamos a ser problema para a Helicoverpa", disse João Jacobsen, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.
Agora mais instruídos, os produtores realizam o controle e aguardam a liberação para a aquisição do Benzoato, que poderá transformar o problema em uma série de soluções que também irão resolver problemas com outras lagartas.
O desânimo, agora, é fora do campo. Nesta semana, foi definido o preço mínimo de R$54,90/@ para o algodão que, segundo Jacobsen, não cobre os custos de produção, desestimulando, assim, os produtores. O vice-presidente destaca que o preço esperado era de acima de R$61/@. "Quando o mercado cai, os produtores precisam desse apoio".
Na região de Barreiras (BA), os produtores também estão inseguros com uma série de roubos que vêm ocorrendo nas fazendas. Assaltantes chegam armados e em grupo para carregar carretas com produtos da fazenda, ocasionando em prejuízos milionários. Jacobsen conta que a Secretaria de Segurança do estado da Bahia já foi acionada mas que, até então, nenhuma solução foi apresentada.