DA REDAÇÃO: Café pode ter perdas de até 20% devido à seca prolongada

Publicado em 18/02/2014 19:11 e atualizado em 18/02/2014 19:52
Café: Seca que atingiu todo o cinturão cafeeiro deve trazer perdas de até 20% em relação às estimativas para esta safra. Os prejuízos também serão sentidos na próxima safra.

As perdas previstas para a safra brasileira de café arábica estão estimulando uma alta nos preços do café em Nova Iorque. Os vencimentos com entrega em março/2014 fecharam a 152,65 centavos de dólar por libra-peso, com elevação de 1275 pontos, ou 9,1%. Os preços são animadores, mas muitos cafeicultores mineiros não têm muito o que comemorar, diante das enormes perdas.

 O cafeicultor Armando Matielli afirma que as perdas podem chegar a 20% da safra, ou seja, 9,5 a 10,5 milhões de sacas. A seca também prejudicou a formação de rosetas, o que compromete diretamente a safra de 2015. “Devemos produzir entre 40 a 42 milhões de sacas nesta safra”.

 Matielli explica que o café novo, principalmente o de solo arenoso, é o mais atingido. “Não temos providencias a tomar, é irreversível.... Pode chover o que tiver que chover, mas o prejuízo já está consolidado”.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família