DA REDAÇÃO: Nesta safra, falsa-medideira ataca lavouras com mais voracidade e preocupa os agricultores
O aparecimento da lagarta falsa-medideira nas lavouras de soja tem preocupado os produtores gaúchos. Nesta safra, o ataque da praga, considerada secundária, pois não causava tantos danos, ocorre com mais voracidade do que em anos anteriores.
O consultor do projeto Soja Brasil, Áureo Lantamann, explica que para combater a lagarta os produtores precisam utilizar produtos com umidade acima de 60% e temperatura abaixo de 28°C. “Dessa forma, começamos a ter resultados da eficiência do inseticida”, afirma.
Além disso, é preciso usar uma quantidade maior do produto por hectare, em torno de 150 litros. As aplicações feitas com aviões podem não ter o efeito esperado, já que, a lagarta costuma ficar no terço inferior da planta. O consultor afirma que há moléculas eficientes disponíveis no mercado.
“É o caso da flubemziamida, regulador de crescimento e alguns carbamatos, que são eficientes no combate à falsa-medideira. E a seca e o calor favoreceram a voracidade da praga nos últimos anos. O uso de inseticida e fungicida não seletivo também contribui para que a lagarta de expresse com mais voracidade”, diz Lantamann.
A utilização de inseticidas e fungicidas não seletivos acaba matando uma série de inimigos naturais da lagarta, o que consequentemente, compromete ainda mais a produtividade das plantas. Ainda na visão do consultor, o uso indiscriminado de produtos não seletivos tem agravado a situação. No Brasil, não há citação sobre a resistência da lagarta aos produtores. Já nos Estados Unidos, a praga já tem resistência, conforme relata Lantamann.
Os agricultores que fizeram o uso desses produtos criaram um ambiente favorável à praga. “No entanto, os agricultores ainda podem utilizar alguns produtos para ajudar a controlar a lagarta até certo momento. Depois terá que fazer aplicação com inseticida mais potente. Isso não tem solução, com o clima tropical não conseguimos manter as lavouras de soja sem o uso de inseticidas”, finaliza o consultor.