DA REDAÇÃO: Soja - Perdas em Assis Chateaubriand (PR) podem ultrapassar 10%

Publicado em 21/03/2014 11:15 e atualizado em 21/03/2014 16:30
Safra 2013/14: Perdas na soja podem ultrapassar 10% em função do clima seco e das altas temperaturas em Assis Chateaubriand (PR). Safrinha de milho já foi cultivada e as chuvas favorecem o desenvolvimento das lavouras. A saca do cereal é negociada a R$ 24,00.

Na região de Assis Chateaubriand (PR), a produtividade das lavouras de soja também foi afetada pela ausência de chuvas e o calor excessivo. A estimativa inicial apontava para uma produtividade em torno de 60 sacas por hectare, mas os produtores colheram, em média, 54 sacas por hectare. O número representa uma quebra de 10% na produtividade da oleaginosa.

O produtor rural do município, Edson Martins Jorden, destaca que a quebra na safra do estado pode ser maior do que o indicado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), de 2 milhões de sacas de soja. As perdas ainda podem ser maiores, especialmente na região Norte do PR, na qual, o plantio da oleaginosa acontece mais tarde.

No caso da safrinha, os produtores já conseguiram finalizar a semeadura do grão. Entretanto, com a continuidade da estiagem o plantio aconteceu de maneira desuniforme."Na minha propriedade a estimativa de produção é boa, mas em alguns municípios próximos temos relatos de má germinação do grão, o que com certeza irá acarretar perdas no milho safrinha",afirma Jorden.

Outra preocupação é em relação às geadas que podem ocorrer mais adiante e afetar as plantações do cereal. No mercado, os preços giram em torno de R$ 24,00 a saca. Já no caso do trigo, o produtor rural sinaliza que os números do departamento estão equivocados, cerca de 3,5 milhões de toneladas do cereal, já que o que se vê no campo não condiz com a previsão. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário