DA REDAÇÃO: Taxação de 9% sobre exportações de soja é classificada de "absurda" por Famasul

Publicado em 27/03/2014 13:08 e atualizado em 27/03/2014 17:32
Grãos: Tributo sobre exportações de grãos traz momento delicado para os produtores rurais. Além dos impostos e dos altos encargos, produtores também acreditam que esta seria uma porteira aberta para tributar outras exportações.

Emenda que propõe taxa de 9% de Pis e Cofins sobre as exportações de soja preocupa o setor agrícola brasileiro. Almir Dalpasquale, diretor da Famasul (Federação da Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso do Sul), afirma que o governo brasileiro está seguindo as políticas da Argentina para o setor. "Acho que o governo Kirchner está sendo importado para dentro do Brasil, é um absurdo tributar as exportações de grãos em um momento tão delicado pelo qual o país passa... Fazem a festa e chamam o produtor rural para pagar a conta".

A situação, segundo Dalpasquale, abre precedentes para que outros produtos também passem a ser tributados. "A grande preocupação hoje é que a parte do Brasil onde se concentra a produção de grãos, que é o Centro-Oeste, tem o custo mais elevado em sua produção porque tem uma dificuldade imensa de logística".

A Famasul está se mobilizando, junto aos deputados da bancada parlamentar da agropecuária, para que impossibilitem a votação disso. "É um desastre, porque nós dependemos das exportações, como você vai tirar 9%, já temos um custo bastante apertado para sobreviver?".     

    

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcus najar gelmini Ipameri - GO

    Quebradeira geral será que eles imaginam onde vai parar o PIB sem as exportações de soja

    0