DA REDAÇÃO: Milho – Safrinha do MS deverá totalizar 7,3 milhões de toneladas

Publicado em 01/04/2014 10:30 e atualizado em 01/04/2014 14:47
Milho: No MS, safrinha deverá totalizar 7,3 milhões de toneladas. Com o clima irregular, cerca de 12% da safra foi cultivada fora da janela ideal de plantio. Produtores também diminuíram os investimentos em tecnologia,situação que deve resultar em uma produtividade menor, em torno de 82 sacas/ha.

Na segunda safra, o estado de Mato Grosso do sul deverá colher cerca de 7,3 milhões de toneladas de milho, segundo estimativa da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O número representa uma queda de 500 mil toneladas, frente ao colhido na temporada anterior, de 7,8 milhões de toneladas.

Segundo o analista técnico da federação, Leonardo Carlotto, a semeadura do milho safrinha foi concluída no estado na última semana. E devido às condições climáticas adversas cerca de 12% foi cultivado fora da janela ideal de plantio, o equivalente a 170 mil hectares. 

Já a área cultivada com o milho nesta safra foi mantida em 1,5 milhão de hectares. “Alguns municípios diminuíram a área semeada, mas outros aumentaram. Então, houve uma compensação, porém já podemos falar em redução nos investimentos em tecnologia”, afirma Carlotto.

Cenário que pode refletir na produtividade das lavouras, a federação já trabalha com estimativas mais baixas para o rendimento das plantas. No ciclo anterior, os produtores conseguiram colher, em média, entre 84 a 85 sacas de milho por hectare, no entanto, nesta safra, a produtividade deve alcançar 82 sacas por hectare.

Além disso, o analista destaca os riscos em relação a possíveis geadas mais adiante. “Os produtores devem prestar atenção nas questões climáticas, pois estamos em um ano atípico”, finaliza. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário