DA REDAÇÃO: Associtrus apoia a decisão do TRT que determina a terceirização

Publicado em 01/04/2014 13:13 e atualizado em 01/04/2014 16:47
Laranja: Associtrus apoia a decisão de que colheita seja encargo das indústrias. Decisão seria benéfica para que pessoas não fiquem ociosas no pomar e que as filas para entrega diminuam, segundo a associação.

O Tribunal Regional de Campinas determinou ontem, 31 de março, que as empresas processadoras de suco terceirizem a mão de obra dos produtores do setor. A decisão foi tomada em 2ª instância e determina multa, que antes estava estipulada em R$ 450 milhões, em R$ 100 milhões por empresa. O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, é favorável a decisão. 

Embora a decisão esteja causando controvérsias no setor por possivelmente causar prejuízos ao pequeno e médio produtor, a Associtrus defende que a colheita e o frete fiquem a cargo da indústria. Segundo Viegas, toda a operação de colheita é condicionada pela indústria, em que os produtores são obrigados a programar o processo de acordo com o interesse das empresas. 

Quanto às divergências, Viegas comentou que os pequenos e médios produtores já estão sendo prejudicados pela Indústria. "Ela cria todos os empecilhos para o pequeno e médio produtor entregar suas frutas na Indústria", explicou o presidente. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado