DA REDAÇÃO: Desequilíbrio tributário afeta indústria de processamento de soja

Publicado em 17/04/2014 13:50 e atualizado em 17/04/2014 18:09
Soja: Indústria sofre com tributos para a soja esmagada. Há um desequilíbrio tributário na venda dos grãos in natura e na processada e com isso o setor cresce muito abaixo do potencial. Nos dois primeiros meses do ano, houve um crescimento de 2,4%, enquanto a exportação in natura cresceu 194%.

Indústria de processamento sofre com os tributos federais e estaduais colocados para a soja processada. O gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan, explica que há um grande desequilíbrio tributário entre o produto esmagado e in natura. Só nos dois primeiros meses do ano, a exportação in natura cresceu 194%, enquanto os processamentos em 2,4%.

Esse desequilíbrio acaba refletindo nos bolsos do produtor rural e também no desenvolvimento da indústria, que possui tecnologia e capacidade industrial para produzir muito mais. Furlan explica que se houvesse incentivo para maior para esse mercado, o Brasil poderia exportar outros produtos em maior volume, como óleo e carnes. Outra solução, seria se houvesse tributos iguais para os dois tipos do produto. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado